Estudo de ocorrência : “Morte do GCM de São Bernardo (16/01/2016)
1º - o GCM andava a pé, a noite em local ermo, e falando no celular ( estava distraído);
2º - O criminoso condutor da moto rodeou ele por duas vezes ( a vítima desacreditou e continuou no telefone );
3º - Na segunda vez que o criminoso se aproximou já era pra ele ter ganhado a maldade, desligado o telefone, sacar a arma e se abrigar atrás do carro ( faltou preparo);
4º - A vítima atravessou a rua, e quando percebeu algo, primeiro foi guardar o celular que estava na mão forte pra depois fazer o saque da arma de costas pra o criminoso ( tempo de reação e momento inadequado).
Ou seja, 100% de segurança não temos, porém houve a chance de reduzir os riscos e evitar tal fatalidade.
Faça um estudo de caso, tudo isso é uma ferramenta de aprendizado e conhecimento que irá ajudar muito no seu cotidiano.
Tenha em mente que durante seu serviço e de folga a qualquer momento você poderá entrar em um confronto armado, a possibilidade de atingir e matar alguém é grande, você está preparado ?
Tenha em mente que durante seu serviço e de folga a qualquer momento você poderá entrar em um confronto armado, a possibilidade de atingir e matar alguém é grande, você está preparado ?
Segundo o APF e instrutor de armamento e tiro Humberto Wendling:
O preparo mental consiste em visualizar e ensaiar mentalmente suas ações de modo a planejar reações em função das ações dos criminosos. Se você está armado e vivencia uma situação de risco, há três coisas que não podem falhar: você, a arma e a munição. Se você falhar, sua arma poderá ser usada contra você e sua família. Se a arma ou a munição falhar, você estará em apuros já que talvez não tenha tempo ou frieza para sanar o problema, principalmente num conflito de vida ou morte”
Treino exige tempo e dedicação e por mais simples que sejam as técnicas e procedimentos de sobrevivência, elas exigem treinamento.
Mantendo um bom condicionamento físico, planejando e treinando adequadamente você evitará erros cometidos por outros que já morreram e aumentará em muito sua chance de sobreviver num confronto armado.
Acredite nesta possibilidade e se isso acontecer não hesite um segundo, faça o que aprendeu! É difícil, porém mantenha-se no estado de alerta. Aprenda com os erros de outros policiais e guardas em ocorrências noticiadas no jornais ou através de redes sociais, utilizo uma frase nas minhas aulas que é Infelizmente” em segurança(atividade policial) nos aprendemos com os erros dos outros ou irão aprender com o nosso.”
Obs: “Lamentamos a perda e compartilhamos a dor com os familiares e amigos de mais um profissional da GCM, infelizmente nosso trabalho anda lado a lado com o trágico.”
* Siderley Andrade de Lima: GCM de Jandira, supervisor da SIEsp da GCM, pós graduando em Gerenciamento de Crises, graduado do curso de Gestão em segurança privada pela Universidade Paulista, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, idealizador do blog sobre segurança http://gestorsegurancaempresarial.blogspot.com/; Colunista do site de segurança www.dicaseg.com; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor dos livros: “Manual Básico do Instrutor de Armamento Tiro”, “ Sobrevivência Policial no Confronto Armado e “ Manual de Segurança Preventiva “, Manual de Consultoria em Segurança empresarial” e Patrulhamento Tático”
siderleyandrade@yahoo.com.br
Nenhum comentário: