Guardas Civis Municipais fizeram uso progressivo da força usando balas de borracha para conter protesto.
Ambulantes realizaram um protesto no final da manhã desta segunda-feira (13), na Avenida Joana Angélica, centro de Salvador, após uma ação de fiscais da prefeitura. Houve discussão e confusão na rua. Homens da Guarda Civil Municipal tiveram que utilizaram balas de borracha para conter revoltosos.
Segundo a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), a ação de ordenamento e fiscalização é rotineira, mas existe uma resistência por uma pequena parte dos ambulantes que não aceitariam à relocação.
Logo após a fiscalização, os ambulantes fecharam a pista, o que causou congestionamento no centro de Salvador. A situação começou perto das 11h desta segunda-feira, nas proximidades da Rua Coqueiros da Piedade, e às 13h40 já havia sido resolvida.
Por volta das 15h40, a Prefeitura de Salvador emitiu nota sobre o ocorrido:
"Esclarecimento sobre ação de ordenamento na Avenida Joana Angélica
A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), por sua vez, informa que agentes da Guarda Municipal atuaram em apoio às atividades de fiscalização e ordenamento do comércio informal quando foram surpreendidos por ataques de ambulantes contrários às ações de fiscalização, sendo arremessados contra os agentes cocos e pedras .
Em resposta, visando impedir que outras pessoas fossem atingidas pelos objetos arremessados, agentes utilizaram disparos com munição de elastômero (bala de borracha) para conter os ataques. Na ocasião, duas pessoas foram detidas e encaminhadas para a 1ª Delegacia de Polícia, no bairro dos Barris".
fonte:http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2015/04/guarda-civil-municipal-e-ambulantes.html
Nenhum comentário: