Ao chegar na Unidade de Saúde da Família (USF) do Kephas, em Novo Hamburgo, na manhã desta sexta-feira (15), os moradores se depararam com os vidros da porta principal quebrados e o posto fechado. Por isso, o trabalho que deveria iniciar às 7 horas, só começou a funcionar por volta das 8h15, segundo os pacientes.
A costureira Janete Flores, de 40 anos, procurou atendimento para o marido e se deparou com o posto fechado. "Estou revoltado com o descaso e o mal atendimento do Posto. Se houve algo no dia anterior, nós não temos que pagar por isso. Não abriram no horário porque disseram que só iam abrir com a presença da Guarda Municipal, que veio só por volta das 8 horas. Eu vim às 6 horas para o Posto. Eles tem que respeitar as pessoas que respeitam o horário da Unidade", diz Janete.
Alguns pacientes relataram à reportagem que um homem havia entrado na casa de saúde e quebrado com um facão o vidro das portas e ameaçado os funcionários, alegando falta de atendimento para o filho. A dona de casa Leda da Silva, de 67 anos, que, segundo ela, sofre de problemas cardíacos, reclama do atendimento e do descaso dos profissionais do Posto. "Minha pressão está alta e pedi o papel com a medição da pressão, eles não deram e me encaminharam para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canudos. É sempre este descaso. Ontem, o moço veio aqui, devem ter o tratado muito mal para ele fazer isso", completa dona Leda.
A Prefeitura, através da assessoria de imprensa, disse que o atendimento sofreu um atraso em função da segurança programada para o local e já está restabelecido. A Secretaria de Saúde (SMS) lamenta o fato de que uma pequena parte da comunidade não tenha o devido zelo pelos bens e serviços públicos, afetando diretamente o importante atendimento em saúde realizado pela equipe e Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro e atrasando demandas e situações rotineiras aos trabalhos de agentes de saúde, enfermeiros e médicos. A secretaria reforça ainda que situações atípicas devem ser relatadas para a Ouvidoria do SUS, pelo telefone 156.
Nenhum comentário: